11 Truques para um espaço pequeno parecer maior

11 Truques para um espaço pequeno parecer maior

 

A decoração e o design de interiores colocam-nos desafios diários. Não há espaços perfeitos, mas todos podem ser melhorados, basta que se analise o espaço em pormenor, com os seus prós e contras. E para a UNISSIMA Home Couture não há impossíveis!

Um dos desafios com que nos deparamos, frequentemente, é a falta de espaço. Quantas vezes não sonhámos com uma sala maior ou um quarto mais amplo, para colocar um segundo roupeiro? Não há milagres, mas há alguns truques que nos permitem tirar o melhor partido de todos os cantinhos do espaço, mesmo dos mais pequenos e improváveis. Experimente alguns destes truques (ou todos!) e vai ver o seu espaço “crescer” a olhos vistos! Vamos a isso? J

1 – ESPELHOS

Os espelhos são os melhores amigos dos espaços pequenos: ajudam a dar dimensão, amplitude e profundidade, para além de reflectirem a luz, deixando o ambiente mais claro e brilhante. Não tenha medo de usar e, em alguns casos, até de abusar de espelhos – e quanto maiores, melhor!

2- LUZ

Deixe a luz entrar em sua casa. Faça disso um hábito diário: abra as janelas logo pela manhã! Para além de deixar entrar luz natural em sua casa, vai ganhar ar fresco. Iluminar artificialmente o ambiente com lâmpadas brancas e LEDs frios também é uma opção. E não se esqueça: se os principais elementos da decoração tiverem luz directa vão ser valorizados!

3 – PERNAS

As pernas da mobília são bonitas e são para mostrar! Sofás com franjas a esconder as pernas estão fora de questão. Pernas altas e estreitas permitem que a luz circule livremente pelo ambiente e aumentam a sensação de espaço à sua volta.

4 – ARRUMAÇÃO E ORGANIZAÇÃO

A arrumação e a organização são regras sempre válidas para todos os espaços, sejam grandes ou pequenos, mas quando estamos a tentar “aumentar” um espaço é um truque especialmente importante. Se uma divisão da casa estiver desarrumada e desorganizada vai aparentar ter metade do espaço que tem na realidade…

5 – CRIAR VAZIOS E ZONAS AMPLAS

Elementos de maiores dimensões, como sofás de três lugares ou estantes largas, devem ser colocados contra a parede. Estas opções criarão um espaço livre maior no centro da divisão, permitindo que se circule livremente e que o espaço respire.

6 – APROVEITE O PÉ DIREITO

E uma boa forma de o fazer é usando os seus livros: adicione estantes ou nichos, do chão até ao tecto, para guardar livros. Com esta opção – para além de ganhar espaço extra de arrumação – cria uma ilusão de maior altura e, consequentemente, maior espaço.

7 – EVITE RUÍDO

Quanto mais pequeno o espaço maior deve ser a calma e serenidade do ambiente: evite cores fortes e escuras ou papéis de parede com padrões coloridos e exuberantes. Demasiada informação pode criar ruído e criar um ambiente caótico.

8 – CORTINADOS COMPRIDOS E CLAROS

Evite usar cortinados de tecidos grossos e cores escuras, que irão impedir que a luz entre no espaço, dando-lhe um ambiente mais pesado e carregado. Prefira cortinas de tecidos mais finos e suaves e em de cores claras e pastéis.

9 – MANTENHA A ESCALA EM MODO “PEQUENO”

Móveis de grandes dimensões vão roubar (ainda mais) espaço à divisão. Quando estiver a escolher sofás, mesas de centro ou de apoio, não se esqueça de “pensar pequeno” e opte por móveis de menores dimensões.

10 – MENOS É MAIS

Quanto menos peças colocar num espaço pequeno, melhor. Assim sendo, dê preferência a móveis que tenham mais do que uma função: para além de simplificar o seu dia-a-dia, esta opção permite-lhe reduzir o número de móveis de cada divisão. Quanto menos móveis tiver numa divisão, mais espaço livre terá.

11 – ENTRE EM CONTACTO COM A UNISSIMA

A UNISSIMA Home Couture é especialista em projectos de design de interiores e mobiliário e, como dissemos logo no início deste texto, para nós não há impossíveis! Prometemos colocar todo o nosso know-how e criatividade ao seu serviço e garantimos-lhe que não se vai arrepender. O nosso trabalho é transformar sonhos em realidade. Qual é o seu sonho?